Uma Maratona de Maratonas Aquáticas.

            Entre os dias 14 e 17 de abril de 2011 , realizei 5 provas de Maratona Aquática, sendo uma delas de nado equipado, que consiste em nadar , no caso a distância de 3500 metros, com snorkel, máscara de mergulho e roupa de neoprene, deixando o nado incomodo e muito mais desgastante, isto para mim, pois existem nadadores que se adaptam bem melhor, e treinam sempre desta forma , com todos os equipamentos,
             Esta prova equipada se realizou em Jacareí, é uma prova tradicional, eu mesmo já participei por vários anos e demorei 3anos para vencer a prova. E tornei a vencê-la este ano pela 4º vez sendo esta a 2º consecutiva.
             No dia 16 participei do Circuito paulista de Maratona Aquática, a prova oficial era para ser de 5 km, porém por um erro da organização foi balizado a prova com 6,5km. Já não estava bem sentindo um pouco de cansaço, mas mesmo assim consegui vencer a prova na chegada, sofrendo muito.
              No dia 17 participei da prova do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas, e eu estava realmente cansado, cai para aquecer e já senti a musculatura arder, na prova de 1000 metros foi um sufoco em relação a dor , os concorrentes mesmo não me ameaçaram, pelo menos na bateria de 1km, Já na prova de 500 metros o nadador Bardi acabou chegando em segundo e saiu forte ameaçando minha liderança porém abriu demais para esquerda, neste momento dei um sprint para definir a prova, e foi realmente dolorido.
              Na prova dos 3 km eu estava quase chorando de dor, e já imaginando o quanto seria dolorido nadar esta prova. Mas pensei, este sim é um bom treinamento, de superação, e resistência ao acido lático.
             No final em 3 dias realizei 3 viagens com 5 provas diferentes e consegui me sair vitorioso em todas elas.Foi uma ótima avaliação para o meu bloco de treinamento, e tudo indica que esta no caminho certo porém é preciso  aumentar  volume total e volume em séries de A2 e A1.
             È realmente possível um atleta realizar tal esforço ou mais se estiver devidamente treinando. No meu caso ainda não me sinto assim, pois não para ser tão sofrido como foi. É claro que hoje não tenho a mesma disponibilidade para treinar como á 4 anos atrás.onde eu nadava uma média de 10km por dia no mínimo. Se este Episódio tivesse acontecido á 4 anos atrás eu terminaria esta Maratona de Maratonas bem melhor e não sofreria tanto.
             Por isso sou adepto do programa de treinamento com alto volume de sessão e programação. Isto aumenta o poder de remoção do acido lático e por conseqüência o poder de recuperação muscular.
           Concluindo hoje em dia o treinamento para Maratona Aquática é preciso otimizar ao máximo o treinamento e torná-lo dinâmico para alcançar a maior metragem por sessão.
           Abraço,braçadas
           Bons Treinos
      Por Glauco Rangel , Nadador e Técnico especialista em Maratona Aquática,
www.glaucorangel.com.br
www.glaucorangel.com.br/loja